domingo, 26 de abril de 2015

O COMPROMISSO DO LÍDER




Para liderar é preciso ser inspirador. É despertar no liderado a vontade de fazer acontecer, de gerar resultados em prol de um objetivo da empresa. É saber identificar e aproveitar o potencial de cada membro da equipe. Somado a essas competências, ter influência entre os liderados é fundamental para o líder alcançar o máximo de eficiência em sua gestão. No entanto, sem a busca incessante por conhecimento o desempenho da liderança está fadado ao fracasso.

O líder precisa ser visto como uma inspiração e deve atuar como Educador e Orientador sempre. Esta é a sua missão. É isso que o liderado espera dele. Por isso, é tão importante capacitar-se e se desenvolver individual e profissionalmente. Buscar leituras, participar de todos os treinamentos propostos pela empresa, frequentar cursos externos, palestras, seminários, rodas de liderança, com o intuito de trocar ideias, fazer benchmarking, a fim de verificar o que está acontecendo fora dos muros da empresa e aferir se sua atuação está moderna, eficiente e condizente tanto com um cenário mercadológico quanto com as necessidades da empresa. 
O líder necessita oxigenar suas ideias. E isto somente se dá por intermédio do aprendizado, da troca, possibilitando, assim, a mudança das formas de pensamento e, consequentemente, tornando-se uma liderança empreendedora e, acima de tudo: INSPIRADORA.

Todo liderado, de uma maneira geral, quer contar com o apoio de suas lideranças para desempenhar bem suas funções, quer acima de tudo, ver que possui um líder atualizado, conhecedor de novas ferramentas, de novas técnicas, sabedor dos processos e procedimentos da empresa, que está em constante movimento e processo de mutação. Isto gera confiança e forma uma equipe autônoma. E o benefício dessa relação é bilateral. Ao desenvolver seus colaboradores, o líder forma uma equipe mais qualificada, potencializa o trabalho individual e em equipe. Isso gera melhores resultados e motiva a retenção na empresa das pessoas mais bem preparadas do time.

Contar com o apoio do líder é motivador para o liderado. Ele começa a ter visão de futuro, das oportunidades de desenvolver suas competências e de alcançar plenamente o sucesso profissional.
A versatilidade do líder é uma competência cada vez mais requisitada e colocada à prova pelas empresas, já que os cenários estão mudando em grande velocidade e o mercado está amplamente competitivo.

O estudo e o desenvolvimento pessoal devem ser incessantes à carreira de qualquer líder. Todo profissional que pensa ou já ocupa esta posição precisa ter a consciência da necessidade vital de aprender e aprimorar seus conhecimentos. Na vida tudo muda, atualiza-se. Se não buscar esta oxigenação, o líder perde o fôlego e morre, fica obsoleto e cria uma equipe também morta, inativa e inerte. Tais comportamentos se refletirão no departamento, na empresa, no mercado. É um círculo vicioso criado. E a empresa perderá em termos de competitividade e permanência em um mercado feroz. Lembrem-se de que a empresa é composta por pessoas. Se a liderança não faz a engrenagem girar... Como alcançarão os resultados propostos, já que são uma consequência de uma interação humana? Reflitam...

As empresas atuais não estão aceitando mais posturas inertes e paralisadas. Querem líderes em constante movimento e aprendizado. O líder deve ser um ser em constante metamorfose. Daí a força das chamadas Era do Capital Intelectual e Era do Conhecimento. As organizações não querem mais contratar "mão de obra", mas sim "cabeça de obra", isto quer dizer, querem e necessitam de seres pensantes e estratégicos. Para isto acontecer, é necessário desenvolver, capacitar, treinar, estudar e, em seguida, aplicar todas as informações adquiridas na prática, sentir o seu funcionamento, observar, modificar, criar em cima da teoria, adaptar à realidade e às necessidades da empresa. O trabalho é lindo, porém árduo, mas precisa querer fazer acontecer. Ter atitude, ter vontade e ser ousado. Ousadia e audácia são características que não podem faltar no estoque de todo e qualquer líder!

E você, líder, está buscando sua evolução? Está estudando, aprimorando seus conhecimentos e metodologias de trabalho? Está abraçando as oportunidades que a empresa está oferecendo em termos de Treinamento e Desenvolvimento para se tornar uma pessoa melhor e uma liderança também melhor? Ou está procrastinando? Ou seja, está "empurrando" o seu desenvolvimento para depois, para a próxima semana, para o próximo mês? Lembre-se de que você é responsável por suas escolhas. Aproveite as oportunidades e as agarre. Todo o time será beneficiado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário