terça-feira, 21 de abril de 2015

VOCÊ SABE O QUE É ENGAJAMENTO?

O Instituto de Pesquisas Gallup identificou que apenas 21% dos profissionais estão engajados na empresa. Estes colaborares trabalham com paixão e têm sentimento de conexão com a empresa. São produtivos, leais, impulsionam a inovação e movem a organização através de críticas construtivas e níveis consistentes de alto desempenho. 

Em contra partida, 18% da força de trabalho brasileira é considerada “ativamente desengajada”. São funcionários que frequentemente mostram a sua atitude negativa com relação ao trabalho e ao empregador e, o que é pior, são responsáveis por destruir o valor criado por seus colegas na organização. 

Por fim, 61% dos trabalhadores são considerados “não engajados”, ou seja, não estão psicologicamente comprometidos com a empresa, buscam apenas atingir os objetivos sem ousadia ou riscos, e podem deixar a empresa caso surja outra oportunidade.

O RH e as lideranças têm papel fundamental na qualidade do clima organizacional. Não podemos negar que o CHEFE tem um peso maior neste cenário, pois grande parte dos demissionários não se desligaram da empresa e sim do chefe. 

Vale lembrar que nenhum colaborador desenvolve bem o seu trabalho ao lado de chefes preguiçosos e incoerentes. Por outro lado, funcionários felizes estão mais bem preparados para gerenciar relacionamentos no trabalho, lidar com stress e mudanças, e ainda sim proporcionar melhores resultados. 

Trazer os colaboradores para o engajamento é o grande desafio das empresas. Para que isso aconteça são necessários uma forte atuação do RH e uma liderança eficaz por parte dos gestores, ambos enxergando no ser humano não apenas um recurso, mas parte do todo.

Através do engajamento é que as empresas poderão mensurar melhores resultados. Engajamento quer dizer desenvolvimento, treinamento, capacitação, campanhas motivacionais, ambiente desafiador, reconhecimento, feedback, confiança mutua, sinergia...

Logo, engajar pessoas é uma relação ganha-ganha, tanto para a organização como para o indivíduo. Na prática percebemos o engajamento quando as pessoas acreditam nos objetivos e nos valores organizacionais, empenham-se em dar o melhor de si e se sentem pertencentes à organização. 

Quando a empresa e o indivíduo alcançam este patamar em sua relação, coisas boas acontecem. E quando coisas boas acontecem, podemos ter a certeza que os resultados positivos aparecerão, dando sequencia ao ciclo de trabalho tão sonhado e esperado pelas organizações e pelos colaboradores. 

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