1. O varejo irá focar no serviço
Tudo
pode ser comprado online e essa realidade só vai aumentar. Assim, o
varejo deverá fazer o mesmo ao vender serviços. Restaurantes, spas,
casas de show: tudo poderá e deverá ser vendido pela internet.
2. As empresas usarão mais as mensagens de texto
O
“texting” – mandar uma mensagem de texto, seja por WhatsApp, SMS ou
outro serviço – será cada vez mais comum para empresas se comunicarem
com seus clientes. E-mails estão sendo cada vez menos usados. Vendas,
acordos, avisos: tudo poderá ser resolvido com uma breve e prática
mensagem de texto. Essa tendência ainda atrairá mais jovens consumidores
e trabalhadores para a companhia.
3. A comunicação visual será a melhor maneira de comunicar
O
consumidor, em média, presta atenção em alguma coisa por apenas cinco
segundos (menos que um peixinho dourado de aquário, que tem atenção de
nove segundos). Isso aliado a um mundo onde milhares de marcas brigam
por espaço para suas informações. Assim, a melhor forma de se destacar
no barulho é se valer das imagens e da comunicação visual. Aliás, um
estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido que um
estímulo de texto. Além disso, 90% das informações que retemos é
visual..
4. Pagamentos via celular mais comuns
O
pagamento via mobile já evoluiu com bons apps de eBay, Amazon, PayPal e
outros. Agora, a tendência é melhorar e expandir o serviço com chaves
de segurança e proteção de informações. Programas como Apple Pay e
CurrentC já permitem comprar qualquer coisa usando o smartphone. Talvez
eles substituam os cartões de crédito em cinco anos.
5. Consumo e economia serão compartilhados
A
tendência é que cada vez mais as pessoas busquem serviços e produtos
compartilhados. Locais de trabalho e habitação, carros e caronas,
pequenos eletrônicos: a economia compartilhada estará presente em todos
os aspectos da vida. Isso mudará o modo de consumo, substituindo muitos
“compra e venda” por “aluga-se”.
6. O consumo de serviços B2B irá aumentar
Grandes
líderes, empresários e empreendedores já trabalham com apps e serviço
de consumo. Agora, eles irão atrás das tecnologias que permitam o mesmo
acesso para os serviços B2B (Business to Business, que se refere a um
espaço de troca e venda direta entre empresas).
7. Sites responsivos serão mais populares
Os
empresários precisarão perceber que a experiência do consumidores no
site (seja no desktop, seja no mobile) será cada vez mais importante e
irá impactar diretamente na sua percepção ou atitude diante da marca.
Assim, sites responsivos e criativos serão essenciais para atrair
pessoas, não afastá-las.
8. O consumo do dia a dia será digital
Com
a popularização dos smartphones, o consumo do dia a dia será digital.
Limpar a casa, pedir o almoço, arrumar o carro: tudo será feito no mundo
virtual.
9. O foco será a privacidade
Os
consumidores estarão cada vez mais preocupados com a privacidade: nos
pagamentos, nas transações, nas buscas por produtos e serviços. Poucos
querem que as empresas tenham todas as suas informações depois de
comprar ou pesquisar por algo. Aumentará a procura por sites, apps e
outras ferramentas para deixar tudo mais discreto e confidencial.
10. A realidade virtual será uma plataforma
Fonte: http://brunoespanha.com.br/tendencias-de-consumo/
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