segunda-feira, 9 de março de 2015

O QUE A LINGUAGEM CORPORAL PODE NOS REVELAR?



Para facilitar uma negociação todo detalhe é importante! E quando falamos em detalhes a LINGUAGEM CORPORAL não pode passar despercebido, pois ela evidencia aquilo que está nas entrelinhas.


A LINGUAGEM CORPORAL revela-nos a VERDADE que o ser humano não é capaz de esconder. Os GESTOS, na maioria das vezes, são inatos, ou seja, o ser humano já nasce "codificado", só restando a nós interpretá-los.
Perceber os sinais que são emitidos torna-se fácil quando estudamos sobre o assunto. Para isso o vídeo anexo irá contribuir muito neste estudo. 

Para uma mente preparada, CAPTAR sinais emitidos pelo corpo humano pode ser um facilitador no entendimento de diversas situações. 

Para vendedores, entender quando um comprador está blefando pode ser um grande trunfo. O contrário também é válido. 

Como se não bastasse, a LINGUAGEM CORPORAL nos revela a importância de se observar o TODO e não apenas a PARTE, partindo do princípio que um não vive sem o outro, pois um complementa o outro.  Assim é a comunicação: tanto verbal, quanto corporal, podem dizer muito sobre o ser humano, cabendo a nós, seres mortais, descobrir a VERDADE sobre cada um. 



Wilson Domingueti. 




 


domingo, 1 de março de 2015

AS 10 CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS AUTO-MOTIVADAS






 Sabemos que a MOTIVAÇÃO é essencial na conquista dos nossos OBJETIVOS. Nos dias atuais as empresas esperam contratar pessoas que tenham na sua bagagem algo a mais que competências e conhecimentos técnicos pois de nada irá adiantar se este colaborador chegar ao trabalho transmitindo desânimo e falta de comprometimento com a empresa que acreditou no seu potencial.

Abaixo estão listadas as 10 características de pessoas auto-motivadas:

1 - Constroem relacionamentos inteligentes: De maneira até inconsciente ele é capaz de envolver as pessoas ao seu redor de maneira positiva mesmo sendo em momentos tensos. É uma pessoa que sabe elevar de forma positiva o seu e o ânimo das outras pessoas.

2- Buscam a melhoria contínua: Os talentos vão de encontro com a motivação pessoal isso através da iniciativa própria, e isto em algum momento o gestor perceberá. Quando isso é notado é quase inevitável que seja convidado a receber novos desafios e desenvolver novas competências os quais contribuirão para seu crescimento dentro da empresa.

3- Possuem confiança em si: Compreende que foi contratado por ter um valor que irá agregar positivamente à empresa por mais simples que seja sua atuação irá contribuir para o sucesso de todos, com isso não se sente apenas mais um.

4 - São motivadas por seus interesses em progredir: Este não fica esperando as coisas caírem do céu nem tão pouco escorados na sobra dos outros, se tem interesse em alcançar um cargo melhor dentro da instituição procura desenvolver as habilidades necessárias e não perde as oportunidades que surgem.

5 - Escutam as críticas sem ressentimentos: Quando alguém chegar perto de um profissional que se alto-motiva com o objetivo de desanimá-los sairá frustrado, pois os auto-motivados até escutam o que as pessoas tem a falar, valendo-se do critério de educação,  mas jamais se deixará abater pela negatividade alheia.

6 - Otimistas: Eles observam oportunidades nas dificuldades. A cada obstáculo que aparece em sua frente isso os fortalecem com o foco em encontrar soluções e superações. É aqui que muitos se surpreendem com o potencial que tem mas que estava adormecido.

7 - São perseverantes no que buscam e acreditam: Embora as conquistas que tanto almejavam não aconteceram no momento esperado, eles não irão desistir. Pois irão repensar nas suas novas estratégias, repor as energias e começaram novamente e farão de tudo para não cometerem os mesmos erros.

8 - Sabem trabalhar em equipe: A capacidade de trabalhar em equipe é surpreendente pois tornam-se flexíveis e receptivos as mudanças por concordar que tudo se transformar muito rápido e que devemos acompanhar tais mudanças.

9 - Sabem se comunicar: E por isso são ótimos receptores já que estão em constante aprendizado. Aqueles que buscam conhecimento precisam antes de mais nada ser bons receptores e sabem se expressas nos momentos certo e de maneira correta.

10 - São bem humoradas: Boas risadas promovem a sensação de bem-estar e prazer, contagiando todos ao redor. As pessoas bem humoradas atraem a energia positiva, abrindo portas para as oportunidades, sem contar que conseguem transformar o ambiente de trabalho em algo agradável e produtivo.

A auto-motivação é construída através do auto-domínio, força interior, segurança e otimismo isso leva as pessoas a fazerem o que precisa ser feito, cada pessoa age no mundo de acordo com suas próprias vontades, não tem como convencer alguém a fazer algo se esta pessoa não tem vontade de fazer.


Fonte:    http://www.administradores.com.br/  
              Artigo: As 10 Características de pessoas auto-motivadas.
             Autora: Raniey da Silva Neri

Blog:  Wilson Domingueti


quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

E VOCÊ? O QUE TEM FEITO?





 Que 2015 será um ano difícil, de  recessão, inflação, juros altos, desemprego... todo mundo já sabe! Não precisa ser nenhum vidente pra saber que 2015 será um ano turbulento na política. Que 2015 irá tirar do mercado grande parte das empresas medíocres que ainda estão em cima do muro... esperando a crise passar, isso também já não novidade no meio empresarial.
O que poucos sabem é que 2015 será um ano maravilhoso para os FORTES e PREPARADOS!  Explico... O ano que iniciou-se tende a ser um divisor de águas para aqueles que estão enxergando oportunidades onde muitos não enxergam.  Será um ano excepcional para os criativos, os ousados, os que antecipam tendências, os que não tem medo, para aqueles que  tem uma paixão inexplicável por aquilo que fazem de melhor: administrar com coerência. Será um ano extraordinário para aqueles que não reclamam, ao invés disso, trabalham arduamente, com foco e determinação, deixando ser movido por um entusiasmo contagiante.

2015 fechará como um ano fabuloso para aqueles que souberam o verdadeiro significado da palavra "economia". Não é economizar a energia que vem da alma, a luz que vem dos olhos, o suor que vem do corpo, o sorriso que brota da esperança ou a alegria de recomeçar mais um dia. Precisamos economizar apenas nas doses de pessimismo e sermos mais conscientes nos gastos  com água, energia elétrica e bens supérfluos. Não dá pra economizar nas estratégias, mas dá pra economizar nos riscos. Não dá pra economizar na bravura, mas dá pra economizar no ceticismo. Não dá pra acreditar nos partidos políticos, mas devemos acreditar que o ser humano pode ser melhor a cada dia.

Confesso a você que vejo o cenário de 2015 como muito positivo pois os empresários que estão conseguindo atravessar este furacão, logo adiante terão uma quantidade menor de concorrentes pela frente, porém terão concorrentes mais preparados, melhor estruturados, com uma disposição árdua para disputar o mesmo cliente.  

Como consequência teremos empresas mais sólidas, mais preocupadas, não somente com a venda em si, mas com toda a cadeia produtiva. Teremos empresas melhores, mais criativas, colaboradores treinados, mais comprometidos com a realidade da organização, talentosos naquilo que fazem. Teremos empresários mais calejados e experimentados,  consumidores mais exigentes e uma comunicação virtual mais veloz e fulminante.

Contudo, é preciso agir prontamente, é preciso continuar caminhando, e acreditando que lá no final, bem no final, a vitória espera pelos bravos. Bravos de corpo, alma. mente e coração!  Lembre-se: Neste cenário não é suficiente "ESPERAR a crise passar" e preciso "FAZER a crise passar".   E você?  O que tem feito?  Está esperando?  Ou fazendo algo para seguir adiante?



Wilson Domingueti.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

VOCÊ DÁ O SEU MELHOR NO TRABALHO?


Uma recente pesquisa feita com mais de 1.500 pessoas em empresas de pequeno, médio e grande porte mostrou um dado assustador: que 79% dos brasileiros não dão seu melhor no trabalho.

Se você é como eu, deve ter ficado assustado com esse número e refletido: nossa, que vergonha, que legião de pessoas tristes, sem sonhos, sem inspiração, pessoas que entram para trabalhar contando quantos minutos faltam para ir embora, que legião de pessoas trabalhando em locais aonde são infelizes, aonde não se sentem reconhecidos, aonde não se sentem valorizados. Sim, nada mais natural do que pensar assim.

Contudo, se você se der conta, talvez para você isso seja uma grande notícia. O Brasil vive um dos maiores ciclos de prosperidade da sua história, em pouco tempo nosso país já será a quinta maior economia do mundo. Nunca antes na história desse país surgirão tantas oportunidades e as empresas estão procurando e precisando loucamente de gente que faça a diferença. Esse é o melhor momento possível para você se destacar da multidão. E para isso basta uma simples decisão: experimentar seu máximo, fazer tudo que você sabe fazer, ter atitude!!!

A verdade nua e crua é essa: quem se determinar a ser o melhor que sabe ser, quem se determinar a viver cada dia de trabalho com paixão, quem não se economizar vai fazer uma revolução na sua vida e vai ter um futuro maravilhoso pela frente, dando para si e para as pessoas que dependem de você uma vida cada vez melhor.

Infelizmente muitas pessoas se economizam dizendo:
-Eu vou dar o meu melhor quando meu salário aumentar...
-Eu vou dar o meu melhor quando a empresa em que eu trabalhar me valorizar mais...
-Eu vou dar o meu melhor quando for promovido...

O problema é que ninguém avisou a essas pessoas que esse tempo provavelmente nunca vai chegar porque esse é um prêmio que a vida só dá para quem aprende a amar aquilo que faz hoje.

A verdade nua e crua é essa: quem dá seu melhor hoje provavelmente terá um futuro melhor.Quem não dá o seu melhor hoje provavelmente daqui a alguns anos estará na mesma posição e não terá seus sonhos realizados.

A verdade nua e crua que só você pode responder é essa:
Você tem dado o seu melhor?
Você tem experimentado seu máximo?
O que você tem apresentado no seu trabalho é todo o potencial que você possui?

Se a resposta é sim, fique tranquilo, o tempo vai correr a seu favor. Mas se você com modéstia se der conta que não tem usado tudo que pode e tomar a decisão de mudar a partir de hoje, posso lhe garantir uma coisa: que hoje é o primeiro dia da melhor fase da sua vida, não importa a sua idade.

Créditos: Eduardo Tevah

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Em Momentos de Crises as Empresas Não Podem Retrair-se.




Podemos afirmar que enquanto o ouro é testado no fogo, as empresas são CONFIRMADAS  em momentos de crise.

São em momentos difíceis que surgem as melhores ideias, as melhores estratégias, os novos produtos, as novas formas de fazer negócios. Surgem também os talentos, os homens e mulheres de negócios. Surgem ainda as oportunidades,  a valorização do cliente. Cortes e adaptações são colocados em prática.

Novos formatos de gerenciamento precisam vir à tona. A comunicação precisa ser clara e objetiva. Os objetivos e metas precisam estar bem definidos. Criatividade e otimismo devem fazer parte da rotina. O medo não pode prevalecer. 
Em momentos de crise as empresas não podem retrair-se. Não podem intimidar-se! Não podem ficar ESPERANDO a crise passar!  É preciso "FAZER a crise passar"! 

Falando aqui parece fácil, mas não é.  Manter uma empresa sólida em momentos de crise é trabalho para pessoas inteligentes e estratégicas. É trabalho para pessoas de atitude, destemidas. Para gestores que planejam, que treinam seu time, que valoriza sua equipe, para diretores que reconhecem méritos. Para gerentes que conhecem o chão de fábrica!

É preciso trabalhar muito, mesmo que haja tropeços e quedas, mesmo que os indicadores da TV mostrem o pior cenário. 

Apenas boa intenção não basta! É preciso agir prontamente! Ter confiança e coragem para olhar nos olhos. É preciso reaprender as coisas que fazíamos tão bem, mas que hoje já não são suficientes pra nos levar numa situação confortável. 

Quando existe um OBJETIVO MAIOR a ser alcançado, deve existir também uma enorme vontade  conquista-lo.  É uma sensação extremamente agradável chegar ao fim de uma etapa com a sensação de dever cumprido e obter o reconhecimento, o respeito, a confiança, a admiração. 

Ver nos obstáculos uma oportunidade para crescer é uma atitude nobre. É um orgulho de quem  soube enfrentar as turbulências e vencer.  Vencer bem, vencer com méritos, vencer com honra.



quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Crise e Oportunidade são os dois lados da mesma moeda.




Há uma lenda indígena que diz que o feiticeiro estava ensinado a uma criança, que cada um temos dentro de nós, um lobo e um cordeiro. E que somente um triunfará, ou o lobo ou o cordeiro.
O garoto pergunta, então, ao feiticeiro:
- “Mas quem vence?”
A resposta é:
- “Aquele que você alimenta!”
Com a crise e a oportunidade ocorre algo muito semelhante.
Quem enxerga crise, se retrai, e a profecia se cumpre.
Quem enxerga oportunidade, avança e a profecia se cumpre.
A grande diferença está nos resultados de cada um desses lados da profecia, que igualmente se cumpre:
- quem enxerga crise, obtém crise:
- quem enxerga oportunidades, colhe oportunidades.
Não é outra coisa que diz Antônio Machado, poeta espanhol:
“Caminhante, não há caminho,
o caminho faz-se ao caminhar.”

Para nós, crise é igual a oportunidade. E você enxerga a moeda do lado que você escolhe, ou “alimenta”.
Você e sua empresa enxergam crises ou oportunidades?
Essa mudança de foco nem sempre é fácil, mas se fosse fácil seria coisa para todos. E só você é igual a você. Aproveite!

Feedback Positivo

FEEDBACK POSITIVO é um poderoso instrumento da comunicação utilizado na GESTÃO DE PESSOAS cujo objetivo é modelar, conduzir, guiar, nortear, orientar, corrigir e alinhar comportamentos. Um bom feedback demonstra que a empresa trata as pessoas de forma justa e as valoriza. Quando o colaborador entende o verdadeiro sentido do FEEDBACK POSITIVO os objetivos terão grande probabilidade de serem alcançados, a produtividade é aumentada, o auto-estima e a motivação são destacados. No vídeo anexo temos um belo exemplo sobre o que é um feedback positivo. Vale a pena ver!

Um Ataque de Informações

Somos bombardeados diariamente por mais de 1800 mensagens publicitárias. A cada dia são lançados no mundo mais de 1000 livros. O Jornal The New York Times de domingo possui mais de 500 mil palavras (gastaríamos 28 horas para lê-lo). Mais de 150 bilhões de e-mails trocados no mundo diariamente. A cada ano os jornais americanos usam mais de 10 milhões de toneladas de papel, o que significa que uma pessoa consome em média 42 quilos de jornais por ano. Já temos mais de 700 milhões de páginas na WEB. Uma simples caixa de cereal matinal contém cerca de 1280 palavras na caixa. Bilhões são gastos em propagandas diariamente. 
 
 E o nosso cérebro????? Comporta esse bombardeio todo??? Evidente que não!!! Por isso criamos FILTROS NATURAIS em nosso cérebro que nos permite PERCEBER apenas as mensagens que nos interessam. Aquelas que fazem sentido, que tocam o nosso coração. Mensagens que possuem uma PROMESSA também são digeridas por nossa massa cinzenta. 
 
Uma das mais importantes formas de nosso cérebro guardar uma informação é quando ela possui um POSICIONAMENTO bem definido. Explico: A melhor forma de POSICIONAR-SE é ser o PRIMEIRO. Exemplo: Qual foi o primeiro homem a pisar na LUA? (Neil Armstrong) E o segundo??? Talvez você não se lembre do segundo, mas do primeiro certamente. Qual o nome da Montanha mais alto do mundo? (Monte Everest, no Himalaia)... e a segunda???? Qual o homem mais rápido do mundo? e o segundo mais rápido???? É assim... você certamente se lembra do primeiro, mas do segundo tem dúvidas ou não se lembra. 
 
Perceba que o seu cérebro armazena apenas informações que são relevantes. Entendendo isso, monte suas campanhas para que a sua mensagem esteja com POSICIONAMENTO correto na mente das pessoas. Seja criativo. Crie uma categoria para ser o primeiro, o melhor, o mais vantajoso. Esteja sempre à frente da concorrência. Sua mensagem poderá conquistar os mais variados tipos de consumidores. Do contrário, será mais uma mensagem filtrada por nosso poderoso cérebro. Não deixe de ver o vídeo (anexo) onde a nossa mente é bombardeada por milhares de mensagens publicitárias. 
 
Fica a dica! Wilson Domingueti.